Coisa de preta

Meu doce crespinho

Pente quente, eis o terror da minha infância. Tive até pesadelo quando menina. E a falecida Dna. Clarice, um anjo cheio de doçura, com suas mãos negras tão carinhosas… Nem seu olhar terno era capaz de acalmar-me naquela cadeira. Quando vinha o pente quente, ai como eu tremia! Me arrepiava a espinha.

Foto: Bob Croslin.

Minha avó querida, Dna. Áurea, negra de São Luiz do Maranhão, levava-me de tempos em tempos à casa da Dna. Clarice. Alisar o meu crespinho era preciso. E quando crescia mais um pouquinho, e a raiz das minhas raízes se atreviam a revelar-se, lá ia Valerinha para a tortura da chapinha. Dna. Clarice dizia-me: “calma, minha filha! Nem encostei o ferro ainda!” Que tortura, meu Deus!

Aquele salão era pra mim o inferno, onde exalava de um fogão velho o cheiro de cabelo queimado. Eu era tão pequena, mas esse pente quente marcou-me dolorosamente. Nunca esqueci.

Depois do alisamento fatal, finalmente era possível fazer maria-chiquinha, amarrar com elásticos coloridos, ou rabos-de-cavalo bem esticados – eu virava japonesa.

Sofrer não é preciso!

Tudo pronto! Fim do crespinho! Cabelo arrumadinho!

Lá em casa minha mãe deixava tudo perfeito: a casa bem arrumada, o chão encerado, as panelas ariadas e o meu cabelo esticadinho.

Não se admitia uniforme sujo ou amassado. Eu ia para a escola com tudo perfeitinho e o cabelo arrumadinho.

Sobre Valéria Guedes
Uma mulher comum, sensível e, às vezes, inspirada. Escrevo o que sinto sem pretender outra coisa que não seja me expressar.

17 Responses to Coisa de preta

  1. Sonia Rodrigues da Penha says:

    Oi Valéria, legal este resgate que você faz, quando criança, também tinha pavor de ficar com o “cabelo arrumadinho”!

    • Belezas de Kianda says:

      Pois é, Sonia! para uma criança era um sofrimento. Mas o pior é achar q ter o cabelo crespo é ruim. cresci sem saber como lidar com ele e achando q tinha q modificá-lo para ficar bonita. e isso ainda é o q está na cabeça da maioria das negras do Brasil e outros países.

  2. Susy Sousa says:

    GOSTEI DO SEU JEITO DE SE EXPRESSAR, PARABÉNS.
    AH EU TINHA PAVOR DESSE PENTE,AINDA BEM QUE NUNCA CHEGOU PERTO DO MEU CRESPIN,NA MINHA INFÂNCIA EU SEMPRE USEI TRANCINHAS E ADORAVA.MAS AGORA GOSTO MESMO É DO MEU CRESPIN NATURAL E LINDO, BJOSS

  3. Soraya Souza says:

    Eu me lembro uma vez que eu estava de saco cheio de ver minha mãe alisar meu cabelo e cortei as minhas tranças (enormes). Meu pai se injuriou e raspou na 1. Eu quis morrer!!!
    Hoje eu tenho amor aos meus cabelos crespos. Amo!

  4. Carla Lauryn says:

    Me lembro que minha mãe fazia isto no meu cabelo ainda me recordo do cheiro de cabelo frito em óleo mineral.

    • Belezas de Kianda says:

      é isso mesmo Carla! usava-se um óleo ou uma pomada pra cabelo. só ajudava a fritar heheheh!

  5. Alexandra says:

    Seiva de Mutamba e Juá, era o tal de um óleo verde que ajudava a fritar o nosso cabelinho tão sofrido. Pelo menos nos anos 80, aqui no RJ, esse óleo era o campeão…Tinha também um cremezinho branco, lembro-me que tinha um cheiro melhor que esse óleo verde e deixava até o cabelo bem macio.
    Em compensação, a gente nem podia se mexer muito pra manter o cabelo arrumado…Quando íamos a festas, então? Todo mundo correndo, e a gente sentadinho com medo de transpirar e estragar toda a produção… É por isso que hoje nem quero saber da “festa do estica e puxa”…

    • Belezas de Kianda says:

      Isso mesmo Alexandra! eu me lembro desse óleo e do creme branco, q era um potinho pequeno e redondinho. Festas e dias de chuva eram um terror para os cabelos alisados. aff!

  6. Simone Guedes says:

    Eu usei tranças até os 7 ou 8 anos, não lembro bem. Nessa fase minhas tranças pararam de crescer enquanto as da minha irmã eram muito longos e lindas. Hoje acredito que por ciúmes do cabelão da minha irmã, pedi pra minha mãe pra cortar, aquela mulher maravilhosa sempre deixou eu fazer o que queria com minha juba, então fui no cabelereiro e cortei mesmo. Até hoje uso cabelo curto ou médio, alisado sim gente e sem traumas.

  7. Luciana Santos says:

    Oi Valeria, adorei , passei muito por isto tb, esta história me vez reviver os momentos de tortura, porem para finalizar minha mãe sempre dizia:” Dói mas vc vai ficar mais linda” !!!
    Adorei….

    • Belezas de Kianda says:

      Oi Luciana! Mas essa era tb a desculpa que davam. Era o conceito q se tinha e q ainda se tem de q a mulher pra estar bonita tem q ter o cabelo liso.

      bj querida! Nos acompanhe sempre!

  8. Essa foto chega a dar medo… Lembro das queimaduras todas na cabeça…rs

  9. luciana says:

    Por isso que hoje em dias vejo tantas brasileiras meio carecas de tanto esticar o cabelo. Ainda bem que ninguém passou isso no meu cabelo. Crespos e cacheados devem ser livres!

  10. Pingback: Coisa de preta | Belezas de Kianda

Comente!

Por Mais Educação

Este blog será desativado.

♥ ♥ ♥

[ o corredor está cheio de sonhos difíceis ]

blog da Revista Espaço Acadêmico

Revista Espaço Acadêmico, ISSN 1519-6186 – ANO XVII - Mensal. Conselho Editorial: Ana Patrícia Pires Nalesso, Angelo Priori, Antonio Ozaí da Silva, Carlos Serra, Eliel Machado, Elisa Zwick, Eva Paulino Bueno, Henrique Rattner (in memoriam), Josimar Priori, Luiz Alberto Vianna Moniz Bandeira, Marcelo Gruman, Paulo Cunha, Raymundo de Lima, Renato Nunes Bittencourt, Roberto Barbato Jr., Rogério Cunha de Castro, Rosângela Praxedes e Walter Praxedes. Editor: Antonio Ozaí da Silva

Mamapress

Um Olhar Afro e Indígena na Europa

CENPAH

Centro Pastoral Afro Pe. Heitor

Odara

MULHER PRETA NO PODER!

Blogueiras Negras

Pela autoestima da mulher negra.

Eu Prefiro Crespo!

Blog pra quem ama ser do jeito que é.

Loc'd Life Magazine

Loc'd Life Magazine. The place for locs on the web. Loc'd Life is your guide to care and maintenance, people with locs, products, styles and nutrition to nourish your locs from within. www.locdlife.com

SPIRITO SANTO

"Cuide dos sentidos que os sons cuidarão de si mesmos'

So Shopaholic!

por Fernanda Alves

Boutique De Bandeaux

Thick Hair, Curly Hair, & Natural Hair Accessories!

sarety poulain

mulherzinha tricoteira agridoce!

BLOG DIVAS

Tudo o que a mulher acha indispensável e nem tão indispensável assim!

make YEAH!

Uma forma diferente de falar sobre beleza.

✩Tudo Para Meninas ✩

Moda, Beleza, Estilo e Comportamento

The Margin

Saying What Everyone is Thinking since 2009

estilodiario.wordpress.com/

Estilo D é um blog que mostra o estilo de pessoas que estão antenadas com a moda e com outros movimentos que fazem parte dela.

Adoro e ponto.

Eu adoro. E você, adora o que?

Blog Vivi Reis

Opiniões sobre moda e tendências

Angolanas Naturais e Amigos

A casa da carapinha Angolana

Like a Whisper

Feminism, Critical Race Consciousness, Queer Politics, & Dr. Who Too?!?

versosvivos

minhas palavras e outros versos

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

